Curiosidades
Imagem Qual a diferença entre kitnet e studio?

Qual a diferença entre kitnet e studio?

Veja as principais características de cada tipo e saiba qual pode ser melhor para morar ou investir.

por Redação SP Imóvel em 30.jun.2025

Apartamentos pequenos são a principal escolha para quem vai morar sozinho ou para quem quer investir em um imóvel — seja para uso familiar, para locação por temporada ou fixa. O principal benefício desses imóveis reduzidos é a localização. No litoral, costumam ficar em frente ou a poucos passos do mar, na grande São Paulo, estão próximas a comércios, universidades, polos empresariais e estações de metrô. Mas na hora de alugar ou comprar um apartamento compacto, é comum surgir a dúvida: afinal, qual a diferença entre kitnet e studio? 

Apesar de terem algumas características distintas, na prática, não há muita diferença entre esses modelos no ponto principal: o tamanho. Continue a leitura e vem entender mais sobre essas nomenclaturas.

 

O que é uma kitnet?

A kitnet (ou quitinete) é um tipo de imóvel pequeno, geralmente com metragem entre 20 m² e 30 m². Seu layout é bastante simples: um único ambiente integra sala e quarto, com banheiro e cozinha separados.

É comum que a cozinha tenha pia e espaço para fogão, mas sem área de serviço ou muitos armários. Muitas vezes, a divisão entre a cozinha e os demais cômodos não é completa, podendo ser sem porta ou mesmo feita com meia parede.

As kitnets costumam estar localizadas em prédios mais antigos ou em regiões centrais, e são uma opção econômica para quem busca moradia funcional, prática e com menor custo de manutenção.

 

O que é um studio?

Já os studios são imóveis compactos mais modernos, com metragem parecida com a da kitnet, mas pensado para ser totalmente integrado, com apenas o banheiro separado.

Em studios é comum encontrar varandas, janelas amplas, boa iluminação natural e áreas comuns no prédio, como academia, lavanderia coletiva ou espaço coworking.

Além disso, os studios costumam fazer parte de empreendimentos mais recentes, voltados especialmente para o público jovem, profissionais liberais e investidores. Por isso, são muito procurados para locação por temporada.

 

Principais diferenças entre studio e kitnet

Característica

Kitnet

Studio

Tamanho médio

20 a 30 m²

25 a 40 m²

Estrutura

Simples

Moderna e planejada

Divisão dos ambientes

Integrado

Integrado

Acabamento

Básico

Moderno

Prédio

Antigo ou simples

Empreendimento recente

Áreas comuns

Raras

Comuns (academia, lavanderia etc.)

 

Qual é melhor: kitnet ou studio?

Como você viu, as diferenças estão mais ligadas ao momento em que o empreendimento foi construído e até mesmo às vantagens das áreas comuns. Na prática, são apartamentos compactos entre 20 e 40 m² com ambientes integrados.

Hoje em dia, é comum chamar ambos os tipos de “studio”, pois todos sabem do que se trata, sendo uma nomenclatura mais moderna que pode até influenciar na hora de vender. Além disso, se a kitnet for reformada, ela também adquire acabamento e layout mais modernos, que são os diferenciais do studio.

Por outro lado, como você viu, o tipo de edifício pode se diferenciar mais do que o apartamento em si. Por isso, para quem busca economia, a kitnet tende a ser mais barata tanto na compra quanto no aluguel, justamente porque normalmente não há áreas de lazer, coworking, academia, entre outros, o que acaba barateando o condomínio também.

Já o studio, por estar localizado em edifícios mais modernos, pode oferecer mais conforto, praticidade e áreas de lazer no próprio prédio.

 

Afinal, qual escolher?

Tanto kitnets quanto studios são opções viáveis para quem procura um imóvel compacto e que valoriza a localização. Avaliar o tipo de construção, o valor do condomínio e o objetivo da compra ou locação é importante para fazer a melhor escolha.

Uma boa dica de investimento é comprar kitnets que não estão reformadas, pois o valor pode ser mais baixo do que o de um studio devido à modernização. Assim, é possível comprar o imóvel para reformar e posteriormente alugar ou vender com uma margem maior de lucro.

Não perca nenhuma publicação nos portais do Grupo SP Imóvel! Trazemos novidades sobre o mercado imobiliário, além de dicas para quem quer investir ou morar. Já se quiser encontrar o seu novo lar ou para investir, confira nossos anúncios de imóveis à venda e para locação.