Vender ou alugar um imóvel nem sempre é uma tarefa fácil. Além de exigir certa experiência na hora da negociação, alguns pontos fundamentais não podem passar despercebidos.
Para o vendedor, é uma simples transação. Já para o comprador ou locatário, pode representar o início de um sonho ou a celebração de uma grande conquista. Por isso, é essencial tratar essa experiência com o devido cuidado.
Há diversas etapas que impactam diretamente no sucesso de uma negociação, como: divulgação, parte burocrática, atendimento ao cliente, preparação do imóvel, entre outros fatores.
Confira a seguir o que pode estar atrapalhando sua venda ou locação, e, é claro, dicas práticas de como melhorar.
A divulgação é uma das principais partes do negócio, geralmente é o primeiro contato do cliente com o imóvel e a primeira impressão que ele terá.
Caso você não cuide da divulgação de maneira correta, pode acabar perdendo uma venda logo no início, sem sequer ter a chance de negociar ou entender o motivo da desistência.
Então, cuide sempre do imóvel, realizando obras e reparos necessários, dos menores aos mais complexos. Mantenha o ambiente limpo e apresentável para causar sempre uma boa impressão.
Ou seja, crie um local onde a pessoa olhe e já se sinta confortável para morar.
Além disso, decorações causam boa impressão e deixam os lugares com mais cara de “lar”. Afinal, é isso que procuramos quando estamos em busca de um imóvel, não é mesmo? Portanto, sempre atente-se aos detalhes de cada cômodo.
Claro, é sempre importante lembrar que as decorações não devem ser pessoais, com itens próprios. Mantenha o ambiente atrativo para o comprador, de modo que ele consiga se imaginar morando naquele espaço.
Outro ponto forte é a FOTOGRAFIA. Ou seja, você ter boas fotos do seu imóvel garante uma melhor qualidade e confiança no seu trabalho. Muitas vezes uma venda é perdida pela má qualidade de uma foto ou pela má divulgação.
Procure sempre o melhor ângulo, a melhor iluminação, não tire fotos tremidas ou com muitas coisas avulsas aparecendo nelas.
Se possível, tenha um fotógrafo ou câmera profissional. Isso pode te ajudar, e muito, na hora de fazer a divulgação.
Um tour virtual ou vídeos curtos também ajudam no engajamento e agregam valor.
O contato com o cliente é crucial na hora de fechar negócios. Estar sempre aberto a negociações, conversas, manter uma boa comunicação, saber ouvir e entender do assunto podem te ajudar a chegar à reta final.
Responder rapidamente às mensagens, ser prestativo, educado e, principalmente, direto nas respostas pode te aproximar do cliente.
Antes de tudo, ter um plano de negociação pode facilitar na hora da conversa. Você precisará ser flexível e aberto às ideias, mas, com o plano, saberá até que ponto pode ir sem ultrapassar os limites pré-estabelecidos.
Para que isso ocorra, tenha sempre em mente o valor de mercado do imóvel, tanto para fazer um preço justo e vantajoso para ambas as partes, quanto para evitar decisões precipitadas e impulsivas na hora da negociação.
Tenha sempre em ordem toda a documentação do imóvel, incluindo escrituras, certidões e todos os documentos necessários para garantir uma negociação saudável e sem transtornos.
Regularize pendências antes de anunciar o imóvel, para evitar surpresas. E, para imóveis em condomínio, mantenha as taxas condominiais sempre em dia.
Para um contato mais eficaz, você pode contar com a ajuda de sites de classificados, redes sociais e até mesmo de um corretor de imóveis, que geralmente já possui uma rede ampla de contatos.
Aqui em nosso Portal, isso fica ainda mais fácil. Confira a ferramenta “Ofereça seu imóvel”, faça a análise e deixe seu imóvel disponível para que as imobiliárias parceiras possam fazer toda a intermediação entre você e os clientes interessados.
Com essas dicas, você terá uma noção maior de onde pode estar errando e como pode melhorar alguns aspectos na hora de divulgar seu imóvel.
Leia com atenção e certifique-se de seguir todas as dicas para ajudar na sua negociação.