O dono de imobiliária deve vender imóveis? É normal ele atuar como corretor de imóveis? Para responder a essa e outras questões sobre o papel do dono da imobiliária dentro da empresa, conversamos com Rafael Alves no podcast do Grupo SP Imóvel.
O profissional, que é conhecido como “O Professor”, sendo uma referência no mercado imobiliário, dá dicas importantes sobre como o dono da imobiliária deve atuar nos papeis de empreendedor e líder de uma equipe. Descubra o segredo para alavancar o seu negócio neste artigo, é só continuar a leitura!
O dono da imobiliária deve estar na rua, vendendo, assim como a equipe? Ou será que seu papel é interno, gerenciando processos e motivando o time?
“Vou mexer em um vespeiro”, comenta Alves, explicando que o assunto é bastante controverso. “O dono sempre vende. Vamos entender qual é o papel dele em relação à venda”.
Para O Professor, quando a imobiliária é pequena, todos vendem, inclusive o proprietário. “Venda é oxigênio e não pode faltar nunca. É o setor mais importante”. No entanto, o dono só protagoniza esse setor, ou seja, só atua ativamente vendendo como um corretor até o momento em que a imobiliária não depende mais das suas vendas. Ou seja, com uma estrutura mais sólida e uma boa equipe, o dono da imobiliária pode abrir mão dessa função.
“Quando ele tiver equipe, o protagonismo desse dono sai da ponta ‘vendedor’ e vai para a ponta ‘gestor’. O protagonismo do gestor é fazer a equipe brilhar, é fazer a equipe vender, é fazer a equipe performar”, Alves elucida.
Na opinião do profissional, é claro que o dono sempre pode trazer vendas ou leads, mas não pode assumir o protagonismo, ou seja, não pode competir com seus corretores em número de vendas. “Trazer um corretor para fazer a venda com você, tirando o protagonismo, é essa a função do dono quando a empresa cresce”, comenta.
Em imobiliárias maduras, entre 5 e 10 anos de mercado, ainda é possível encontrar o dono competindo com a própria equipe; “aí mora o erro”, opina Alves. Para ele, o segredo do crescimento enquanto a equipe cresce é: formar corretores primeiro, depois formar gestores, fazendo o organograma crescer.
“Como dono, você sempre vai vender: no sentido de trazer um lead, auxiliar uma venda para fechamento… Mas você não pode competir com o seu corretor”, conclui.
Na opinião de Alves, há três principais formas de atuar como “corretor pontual” quando você é o dono da imobiliária. O foco é não disputar número de vendas com a própria equipe, mas ainda ajudar a imobiliária a crescer. “Principalmente, o dono precisa ser o maestro por trás desse processo de compra e venda”, define.
Proprietário fechador
O proprietário pode atuar como “fechador”. Nesse caso, o corretor recebe o lead, acompanha na visita e o proprietário ajuda o corretor a fechar negócio, podendo também atuar na parte burocrática, como no andamento da escritora junto à equipe de back office até a entrega das chaves.
Proprietário treinador
Aqui, o proprietário tem uma rotina semanal de treinamento para ajudar a equipe de corretores a atuar melhor.
Proprietário incentivador
Considerando que muitos proprietários têm a veia comercial, sendo muito bons em prospectar clientes. Esse perfil, comumente, traz leads para imobiliária com frequência. Nesse caso, o proprietário traz o lead e entrega a demanda para o corretor. Dessa forma, ele não disputa vendas com a equipe, mas continua exercendo uma função que gosta e que desempenha bem.
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Como você viu, Alves acredita que o proprietário atua como corretor enquanto a imobiliária é pequena e depende da sua receita para se manter e crescer. No entanto, uma vez que há uma equipe, é preciso mudar o foco e começar a priorizar a gestão da equipe. Mas como identificar que esse momento chegou?
“Qual é o momento de sair do operacional e ir para o tático? E do tático para o estratégico?”, Alves compara.
Em sua opinião, CEOs sempre seguem sendo operacionais, mas, na prática, não há dúvida de que a atuação muda. Para ele, gravar um vídeo, fazer reunião ou uma ligação ainda é operacional, mas em níveis diferentes.
Então, a hora do proprietário sair do operacional de vendas é a seguinte: quando há pessoas para atuar na área e, principalmente, quando a imobiliária tem volume suficiente para não depender mais das vendas para pagar as contas. Esse momento é chamado de “Break even", ou ponto de equilíbrio, que é quando o nível de vendas ou produção em que as receitas totais de uma empresa se igualam aos seus custos totais, resultando em zero lucro ou prejuízo. Ou seja, é quando as vendas começam a ser usadas para fazer caixa, para novas contratações, projetos e investimentos (estrutural, tecnológico ou em marketing).
Nesse ponto, o proprietário…
Para de:
E começa a:
“Ao invés de sair do operacional, de fato, esse dono assume um novo papel: o papel de técnico”, conclui.
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O que evitar:
O que fazer:
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Conhecido como O Professor, Rafael Alves é uma referência educacional no mercado imobiliário. Com mais de 15 anos de experiência como gestor, treinou operações que hoje assinam mais de 900 contratos por ano, e tem prática real em campo com gestores e estratégias que transformam imobiliárias e equipes de corretores em negócios com processos estruturados e resultados reais.
Como palestrante, já impactou milhares de profissionais em mais de 300 treinamentos e eventos como Cupola Summit, SEBRAMI, Jet Experience, CIMI360, MB Summit e Imersão Para Gestores, além de ser criador de cursos como o Kit Essencial do Corretor de Sucesso e o Mini Curso de Gestão Imobiliária, e autor do Livro Manual da Corretagem Imobiliária na Locação de Imóveis.
Sua missão é ajudar gestores e donos de imobiliárias a treinarem seus times para vender mais.
Para 2025, Rafael lidera a Comunidade GPS (Gestão Para o Sucesso), uma mentoria e grupo de networking de líderes imobiliários, e um marco no treinamento contínuo e evolução para gestores imobiliários que buscam liderança com excelência e resultados.
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