Financiamento

Documentação necessária para o financiamento imobiliário (vendedor)

Correspondente bancária orienta sobre a documentação que o vendedor do imóvel precisa

por Redação SP Imóvel em 04.jun.2025

Na hora de financiar, não é apenas o comprador que precisa ter a documentação correta — O vendedor do imóvel também precisa estar em dia para que seu imóvel seja aceito pelo financiamento. O Grupo SP conversou com a Débora Pezzotti, correspondente bancária da Caixa Econômica Federal, que respondeu todas as dúvidas sobre o assunto. 

Quais documentos o vendedor do imóvel precisa para o financiamento?

Os documentos a serem apresentados pelo vendedor são os seguintes:

Se Pessoa Física: 

  • Documentos de identificação (CNH, RG);

  • Certidão de estado civil;

  • Comprovante de endereço;

  • Dados bancários para o crédito.

Se Pessoa Jurídica: 

  • Contrato Social e suas alterações;

  • Cartão de CNPJ;

  • Documentos dos representantes da empresa;

  • Dados bancários para o crédito.

Outros documentos poderão ser solicitados, conforme o caso concreto e também a depender da instituição financeira.

Leia também: Qual documentação o comprador precisa para o financiamento imobiliário? 

O tipo de documentação varia conforme a instituição bancária?

"Esses documentos são comuns a todos os bancos. A depender, a instituição pode exigir documentos complementares, como certidões da Junta Comercial, certidão simplificada, formulários próprios de situação de ativo circulante. Depende muito da instituição", Débora esclarece. 


Quer entender tudo sobre financiamento? Siga a Débora Pezzoti! A correspondente bancária compartilha dicas, esclarece as principais dúvidas sobre o assunto e, ainda, atualiza seus seguidores com todas as novidades desse mercado. Débora Pezzotti (@deborapezzotti).   

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