A compra de imóveis para locação é um dos investimentos mais populares entre os brasileiros. Mas em relação a isso, um dos maiores problemas que podem surgir é a inadimplência por parte do inquilino. Então, surge a principal dívida entre os proprietários: com quanto tempo de aluguel atrasado o inquilino pode ser despejado?
A resposta não é tão simples quanto os locatários gostariam, isso porque o processo de despejo é demorado. Na teoria, é possível ser despejado com um dia de aluguel em aberto, na prática, a desocupação do imóvel alugado por falta de pagamento pode demorar bem mais.
Então, o que fazer? Nesse caso, indica-se, primeiramente, a tentativa de um acordo entre proprietário e inquilino. Mas, principalmente, é recomendado utilizar de antemão algumas ferramentas para minimizar os transtornos em caso de falta de pagamento. Para saber mais sobre isso, continue a leitura!
Como você viu logo no começo deste artigo, na teoria, o proprietário pode entrar com um processo contra o inquilino com apenas um dia de atraso. Acontece que, na prática, a realidade é diferente. Ou seja, o despejo por falta de pagamento normalmente não acontece com um dia de atraso do aluguel. Isso porque é necessário aguardar a autorização do juiz para concessão do despejo. Assim, a decisão judicial para desocupação do imóvel alugado pode demorar até 15 dias úteis a partir da decisão judicial, mas também não há garantia, pois depende da decisão do juiz.
É comum que a desocupação do imóvel alugado não se comece no primeiro dia de atraso do aluguel, o procedimento judicial para desocupação do imóvel é bastante demorado. Por isso, na prática, as ações de despejo costumam acontecer depois de 30 a 60 dias de atraso do aluguel. É por isso que muitas pessoas se confundem, acreditando ser esse é o tempo de atraso necessário para iniciar o processo de despejo — o que não é verdade.
Além disso, é importante saber, também, que para ocorrer o despejo judicial é necessário que o contrato de locação atenda alguns requisitos. Por isso, é importante consultar a lei do inquilinato antes de redigir o documento. Então, fica a dica: conte com profissionais para isso, como advogados imobiliários e corretores de imóvel.
Se o processo de despejo é demorado, então, qual é a melhor opção para o proprietário do imóvel se o inquilino atrasar o aluguel?
Geralmente, com o término do contrato ou quando ocorrer inadimplência, é indicado que o proprietário entre em contato com o inquilino para negociar de forma amigável, buscando um acordo fora dos tribunais.
Isso também se aplica para o inquilino: assim que você perceber que o seu aluguel vai atrasar, entre em contato com o proprietário ou administradora do imóvel para se mostrar disponível para uma negociação.
Ao investir na locação de imóveis, uma das premissas importantes é encontrar meios para se proteger contra a inadimplência a fim de minimizar seus transtornos, uma vez que não há meio de evitá-la 100%.
Para isso, há as seguintes medidas antes de uma ação de despejo:
Utilizar o caução para o aluguel atrasado;
Solicitar o pagamento do fiador, com a possibilidade de ser um fiador profissional
Contratar, antecipadamente, o seguro-fiança. Assim, é possível utilizá-lo diante de uma inadimplência.
LEIA TAMBÉM: Inquilino não paga aluguel? Saiba como o proprietário pode se proteger da inadimplência
Você pode oferecer o seu Imóvel Gratuitamente no SP Imóvel. É muito fácil e rápido. Após realizar um curto cadastro, as imobiliárias conveniadas ao Portal, farão a intermediação da locação, dando mais segurança jurídica ao negócio.
Acesse o SP Imóvel e veja cerca de 80 mil ofertas, com mais 1.200 imobiliárias parceiras que anunciam imóveis para locação em todas as regiões de São Paulo, Grande ABC e no Litoral Paulista.
Leia também em nosso Blog:
- Quais são os deveres do Locatário?
- Quais são os deveres do Locador?
- Qual a responsabilidade do Fiador se o inquilino não pagar o aluguel?
Fonte: Marcel de Toledo